Analise: BitCoin – Moeda do futuro?

Entorno de quatro anos atrás (inicio de 2010) chegou na minha caixa de e-mail, uma mensagem de um conhecido que adorava novidades do underworld da internet. Essa novidade era o BitCoin.
Na época fiquei interessado na tecnologia, pois era uma novo crypto moeda e nessa época eu tinha acabado de entrar no meu primeiro emprego no “Mercado Financeiro”, e o esquema de transações realizadas de forma descentralizadas e validadas por diversos pontos era realmente interessante.

——– STOP ———–
Estou fazendo essa parada para explicar um pouco sobre o meu interesse na época. O detalhes importante é que uma transação financeira é algo que ocorre fora da internet.
Por questões de segurança, foi criado uma rede própria para as instituições financeiras que permitem que dois bancos ou instituições se comuniquem e as transações sejam realizadas om segurança. Entretanto, isso é uma coisa muito custosa e lenda, isso devido a grande parte dos cabos não serem atualizados, afinal não há uma necessidade real.
Não ser dizer com certeza, mas pelo o que eu lembro uma transação demora de 5~15 min para ser completada.
Essa mesma transação se fosse feita usando a estrutura de comunicação, do BitCoin e suas variações, demoraria entorno de 2 minutos. Parece besta pensar que o ganho de 3 minutos seja algo significativo, mas para sistemas que trabalham com dezenas e milhares de transferências por dia, é uma melhora considerável.
—————————–

Mesmo assim, com o passar do tempo, eu desisti de investir nessa moeda pelo tempo que eu precisava para minerar 0.01 bitCoin era gigantesco, porque eu tinha um pc mais o menos, e não, sets de mineração gráfica. Fora que um bitcoin não valia muito, deveria valer próximo de zero.

De tempos em tempos eu olhava a cotação dele e ficava pensando se um dia ia ter um valor significante. Bom, quando houve o boom dessa moeda eletronica, eu estava fora da mineração fazia algum tempo. Então, não ganhei nada com esse grande avanço do valor da moeda, até porque nunca tive um computador potente para minerar. Entretanto, isso acabou por fazer eu ter alguma esperança em voltar a minerar e obter algum dinheiro fácil, afinal meu pc nunca desliga. Em todo caso, calculando algumas coisas e como isso iria forçar meu atual computador reduzindo seu tempo de vida, por final acabei não fazendo nada.

Nesses ultimos meses, andei conversando com pessoas da área de técnologia e economia sobre essa crypto moeda, para saber o que ele achavam sobre ela. E ao final do processo obtive uma resposta que anos eu já sabia. Não valia a pena investir tempo nem dinheiro nela, por motivos bem simples.

O problema no qual eu encontrei sobre essa moeda são vários:
1) Poucos lugares aceitam ela, então usar como forma de pagamento para qualquer coisa é dificil.

2) Por mais que o sistema seja seguro, sua carteira não é. Qualquer um com o número dela tem condições de roubar seus BitCoin.

3) Não existe um sistema geral que coloca um valor nela, essa moeda é totalmente colocada por oferta e procura, ou seja, os 10.000 reais que você coloco amanha podem ser 0 ou 1.000.000. Risco muito alto.

4) Há diversas moedas que são tão fortes na comunidade quando o bitcoin, ela só é a mais popular e por sinal a mais dificil de minerar. Quer saber um modo de ganhar dinheiro real com uma crypto moeda, crie a sua.

5) Custo X Benificio sem investimento é negativo.

Devido as razões acima e algumas outras que envolvem o uso de crypto moeda em locais como a Deep Web torna uma coisa bem complicada de ela ter futuro, principalmente, se alguma entidade governamental entrar com a sua própria moeda virtual.

Não vou me prologar muito nesse artigo, porque não há muito o que ser dito, isso é só para as pessoas entenderem um pouco da minha visão sobre o BitCoin, não levem a sério. Caso você tenha interesse vá atrás pelo menos para conhecer como funciona o sistema, pois os bancos no futuro podem passar a usar esse sistema.

Até a próxima.

Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published.