Guia de Sobrevivência: Oxygen not included (ONI)

Resumo sobre o Jogo

O jogo foi desenvolvido e publicado pela Klei Entertainment para Windows, MAC e Linux. O jogo até o momento está em Early Access, e pode ser adquirido via Steam. Ele é um jogo de sobrevivência com temática espacial.

De onde começar?

ONI é um jogo de gestão de recursos, sendo assim o primeiro passo é pegar seus duplicants (Dupes) e fazer eles cavarem o asteroide atrás de recursos como água, oxigênio e demais recursos para eles sobreviverem nesse ambiente hostil. Lembrando tente evitar locais com ar ou água contaminado, por mais que os Dupes não morram, eles vão ter uma vida difícil, pois vão ficar doentes o que pode causar problemas.

Um aviso importante, serve para qualquer jogo desse tipo, evite expandir sua base e população muito rápido, isso pode causar falta de recursos e por consequência morte dos Dupes.

A primeira construção que normalmente deve ser construída é a Outhouse, ou banheiro, isso vai evitar que os Dupes façam suas necessidades em qualquer lugar podendo causar contaminação da água, fora aumento do estresse deles. Se possível coloque um Compost perto para que os Dupes eliminem os resíduos produzidos na Outhouse. Compost transforma resíduos em Dirt, material usado para criar fertilizantes e Mealwood (Alimento).    
Lembrando que a Outhouse deve ser limpa de forma manual, o que torna necessário ter vários deles e o mais breve possível trocar por Lavatories.

Agora que seus Dupes já encontraram alguns recursos básicos e tem um lugar para se aliviar, próximo passo é a criação de Cots ou Camas. Esse item tem como função dar um local para seus Dupes dormirem (se não existir eles vão dormir no chão) e evita que eles ganhem alguns debuffs de cansaço ou descanso ruim.

Dica extra: Deixe espaços quando for construir os quartos, pois você vai necessitar deles para colocar as decorações que dão benefícios e reduzem o stress dos Dupes.

Dica extra: Deixe espaços quando for construir os quartos, pois você vai necessitar deles para colocar as decorações que dão benefícios e reduzem o stress dos Dupes.

A partir desse ponto é meio que opção pessoal de cada jogador, mas ainda vamos falar sobre alguns pontos que o jogo não ensina diretamente e são importantes para um jogo tranquilo!

Atributos e outras coisas

Dupes – Duplicant ou clones são sua principal mão de obra no jogo. Eles vêm com uma série de status e skills. No início do jogo, você irá necessitar de Dupes com status para cavar, apreender e construir, e mais para frente você vai precisar de Dupes com habilidades de culinária, medicina e criatividade.
Não se preocupe com tentar criar um time balanceado logo de início, pois ao longo do jogo você vai poder obter novos Dupes.
Também tente balancear os próprios Dupes, os que possuem mais habilidades normalmente possuem traços negativos para balancear.

Estresse – Talvez o maior ponto de preocupação depois de recursos nesse jogo. O estresse é uma condição que seus Dupes têm quando as condições de vida deles não estão de acordo com o que deveria.
Vários itens no jogo tem a característica de reduzir o estresse dos seus Dupes, mas o aconselhável é tentar evitar que eles fiquem. Isso quer dizer tentar criar uma estrutura o mais confortável possível.

Controle de Estresse – Caso o jogador falhe em controlar o estresse do Dupe o que vai ocorrer? Basicamente existem, atualmente, quatro respostas para quando o estresse do Dupe bate 100%.

Binge Eater (Comedor Compulsório): Dupe come toda a comida da colônia.

Destructive (Destrutivo): Dupe quebra equipamentos e moveis.

Ugly Crier (Chorador Feio): Dupe chora e alaga a colônia.

Vomiter (Vomitador): Dupe começa vomitar pela colônia e causa a água ser contaminada.

Os efeitos do estresse alto começam aparecer quando o mesmo bate 60%, e se manifestam no 100%.

Controle de Gases (E não dos seus Dupes)

Uma característica ambiental é a presença de vários tipos de gases no asteroide no qual sua colônia reside. Eles têm o comportamento semelhante aos gases do mundo real, os mais pesados descem para as partes mais baixas da colônia e os mais leves sobem. A alta concentração de alguns gases pode fazer com que o ar naquela parte da colônia seja não respirável, por essa razão é importante tomar cuidado ao cavar para não bater com áreas repletas com certos tipos de gases ou mesmo construir de forma que eles se concentrem em um ponto ruim.

Existem duas formas de lidar com essa situação, portas especiais ou purificadores de ar. Ambos são importantes e devem ser utilizados com sabedoria, lembrando sempre que existem gases que são necessários para evolução tecnológica ou construção de certos equipamentos.

Conclusão

Com isso, acredito que apresentamos básico para que o jogador comece uma colônia de sucesso. Esse jogo não possuí muitos exploits até onde sei, então não vou poder dar cheat codes ou truques dessa vez. Boa sorte, segue o link para quem quiser comprar o jogo.

Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published.