Tutorial (or not): Clash of Clans

Esse post é um “mini” tutorial para as pessoas que querem jogar sem comprar cristais, não vai ser uma modalidade tranquila ou rápida, tem construções que depois de um certo ponto demoram mais de 10 dias para sem concluídas, mas até certo ponto com paciência e um pouco de dedicação você vai conseguir avançar.

Antes de mais nada – O que é Clash of Clans?

Clash of Clans (CoC) é um jogo “Free to Play”, com micro-transações, criada pela Supercell. Ele é um jogo classificado como “combat strategy game” com tema medieval, disponível para facebook, iOS e Android.

Quanto tempo vou ter que jogar para ficar forte?

Para dizer a verdade, não tem tempo mínimo ou máximo, depende de quanto tempo você tem disponível para jogar. Com esse tutorial, provavelmente, alguns meses.

Se vai demorar alguns meses para ficar forte. Por que vou ler isso?

Não sei, depende de você, mas vou tentar dar algumas dicas para facilitar sua vida, caso você tenha pressa sua solução é comprar cristais, e eu estou tentando evitar isso.

Vamos começar o review, sim?

Instalamos o jogo, entramos e vinculamos uma conta. O que eu faço agora? Bom, você está no lv 1, com a base mais simples e nada mais até onde eu me recordo. Aqui vem os primeiros comentários.

Explicando algumas mecanicas: (Caso você já jogue pode pular boa parte desse começo)

Recursos:

Ouro:
Esse recurso serve para melhorar coisas como sua vila principal, muros, canhões, torres, prédio da guilda e outras coisas relacionadas.

Elixir:
Esse recurso está relacionado as suas unidades, ele serve para criar as unidades, melhorar elas, criar magias e melhoras as estruturas relacionadas a isso.

Elixir Negro:
Esse recurso serve para criar unidades especiais como os heróis, sua produção só será liberada depois de atualizar o centro da vila para o lv 8.

Cristais:
Recurso que pode ser comprado ou ganho tirando arvores e outras coisas. Ele serve para completar contruções, acelerar produção de unidades e recursos.

Batalha:

Ok, vou construir estruturas e tropas, mas vou usar elas como? Isso é no módulo de batalha, no momento no qual eu escrevo isso existe três modos de gastar suas tropas. Atacando mapas contra o computador, atacando outros players, na batalha entre clãs. As três, uma vez que você colocar a unidade no mapa, ela não volta.

Explicado isso, vamos aos primeiros movimentos do que você pode fazer.

– Não use seus cristais; Por mais tentador que seja terminar uma construção imediatamente, elas vale muito mais do que isso, e você vai notar cedo.

– No começo querer subir nos ranks não é uma boa ideia, na verdade, o quanto mais baixo você estiver melhor, as pessoas que vão te atacar ou você vai atacar são mais fracas, o que garante recursos mais fáceis.

– O mais demorado de desenvolver é o centro da vila, vai chegar horas que parecerá impossível juntar a quantidade necessária para dar upgrade, vou dar dicas de como fazer isso.

— — —

No Inicio, dê prioridade para desenvolver as minas de ouro e elixir, acompanhando pelo centro da vila, e os respectivos reservatórios. Você tem alguns dias de proteção garantido pelo jogo quando começa, o que lhe garante não ser atacado, use todos esses dias sem construir defesas, elas consomem uma quantidade consideravel de recurso e tempo do seus construtores, no inicio isso é um sério problema.

Quando falta 1 (um) dia para acabar sua proteção, você pode começar a construir defesas, eu realmente não fiz questão porque a quantidade de recurso que podiam roubar de mim era ridicula para valer a pena.

Nesse mesmo momento, você pode começar a desenvolver seu exercito, eu aconselho quando você tiver seu centro pelo lv 5 (cinco), pois as quantidades de recurso que você vai precisar aumentam e ai você precisa deles.

Imagino que nessa hora, você deve ter o suficiente de cristais para pegar seu terceiro construtor com cristais, essa é uma hora de decisão, você pode ou não pegar ele. Eu peguei, não é algo necessário mais para o final do jogo, mas acelera o crescimento no começo. O quarto por 1000 cristais não vale a pena, você vai precisar desses cristais para a estratégia que vou lhe dizer para centro no lv 8 e 9.

Se você manteve na dica de manter o número de trofeus baixo, isso pode ser providenciavel perdendo defesas ou atacando inimigos sem obter estrelas. Uma forma de garantir perder trofeus é jogar uma unidade básica para morrer e sair da batalha, você vai perder trofeus sem gastar muitos recursos.             Hora de preparar seu exercito, isso é uma hora importante, pois você vai ter várias tentações, mas basicamente tem uma diferença quando você ataca por trofeus ou por recursos.

Quando você ataca um outro player por recurso, a ideia é simples, obter a maior quantidade de recursos pelo menor custo possível. Isso quer dizer, sem unidades caras, sem magias e sem buffs, isso dificulta sua vida em inumeros momentos.
Eu quanto estou farmando recursos uso uma mistura de barbaros, gigantes e wall breaker (aquelas unidades com bomba). Em um grupo de 100 unidades, eu distribu-o como 4 Wallbreaker, 10 Gigantes e 86 barbaros/goblins, eles são o mais do que o suficiente para quebrar a barreira das cidades e roubar o que é importante, os reservatórios. Não tenho como explicar muito como atacar, nem como escolher qual inimigo atacar, isso é uma coisa que você aprende com o tempo.

Quando você chegar nos leveis mais altos de centro da vila as construções vão começar a ficar caras, algo próximo de 2 ou 3 milhões de elixir ou gold. Nesse momento, você pode fazer duas coisas.

1 – Continuar com a filosofia de farm, se aproveitando do fato de que enquanto o jogo estiver aberto, você não pode ser atacado. E usando as pedras para acelerar o treinamento de unidades.

2 – (O que eu fiz) usar seus cristais para comprar uma barreira de uma semana, e acelerar suas minas e extratores o máximo possível para juntar recursos de forma segura. Gastando sempre que juntar o necessário para a construção desejada. (Aconselho o centro)

Lembrete: Quando você estiver com shield, você não pode atacar outros players, se não adeus escuto. Não gaste 350 pedras por querer atacar alguém, não vale a pena.

Com essas dicas acredito que vai facilitar em partes sua vida no jogo. Obviamente, essa é minha opinião, não necessariamente vai ser a tática mais eficiente ou a mais lucrativa, mas talvez seja um norte para quem não sabe nada.

Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published.