Review – SOMA

soma-title

SOMA é um jogo feito e distribuído pela Frictional Games, amada produtora de Amnesia: Dark Descendant, ele é um jogo de adventure, Terror e Survive, por mais que eles não classifiquem assim.

Como sempre esse artigo pode conter spoilers e informações sobre o lore e a jogabilidade que podem afetar a experiência do mesmo. =)

Os jogos da Frictional eu tenho que começar com as observações sobre o que eu experimentei sobre os mesmos, afinal os jogos deles são principalmente focados na experiência e nos sentimentos que você passa durante todo o jogo, não apenas em algumas partes dela.

SOMA é um experiência diferente do que passei em Amnesia (Dark e Machine), seu personagem não é tão perdido como os anteriores, e você não tem o elemento do escuro te trazer pavor por ter a chance de te matar caso o combustível da sua lamparina acabe. Ele tem a questão do estresse que seu personagem pode passar, mas ele é limitado e se recupera sozinho, caso você fique numa área “segura” por um tempo.
Mas assim como tivemos no Machine of Pigs e diferente do Dark Decendant é muito mais comum você encontrar “inimigos” que tentam te matar. Entretanto, diferente do MoP no qual todos os bixos que se moviam podiam e iam te matar, o SOMA não funciona dessa forma, os algumas desses criaturas falam e te ajudam a passar de algumas partes e entender a história do que está acontecendo no local. O que torna mais problemático na hora da decisão se você deve chegar perto ou não dos bixos.

Os jogos da Frictional, assim como os da Bethesda, não tem foco em gráficos, ou seja, eles vão ser meio toscos por vezes chegando ao ponto de não dar medo, mas com a ajuda da soundtrack e do constante estado de dúvida com medo de aparecer algo que nunca aparece, eles conseguem produzir uma experiência rica, e o suficiente para gerar alguns comentários muito divertidos na Steam, peço para que você leia alguns do Amnesia (que teve mais tempo para produzir conteúdo) e ria dos comentários

A história do jogo é baseada na ideia de que o seu personagem está preso em um grupo de bases subterrâneas, totalmente automatizadas que tem como função ser a última fortaleza para humanidade na terra contra o ambiente hostil que o planeta se tornou após uma queda de um meteoro. E você é o único “humano” do local tentando entender o que está acontecendo com você, sendo possível a ideia que talvez você nem seja humano também.

É difícil falar sobre um jogo da Frictional sem dar spoilers ou sobre a experiência, pois ela é única para cada pessoa. Apenas aconselho que você jogue esse jogo caso você tenha um coração mais forte e condições mentais para continuo estresses. Se não você vai largar o jogo após algumas horas de jogo, vai entender porque as pessoas chama de Terror, mas não vai aproveitar o jogo em todo seu potencial. Qualquer coisa passe nos comentários da Steam e de algumas risadas. =) Fora isso esse jogo facilmente ganha meu 10/10.

Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published.