Konami: Ano fiscal 2014~2015

“In addition, the upcoming September 2015 release of METAL GEAR SOLID V: THE PHANTOM PAIN, which is the latest title in the METAL GEAR series and one of the Konami Group’s leading products, has garnered great response from home and abroad.”

Com essa citação do Release 2015 da Komani começo meu comentário sobre o ano fiscal 2014~2015 dela, por que você deveria ler isso? Bom simples, sua infância faz parte da Konami, e ela está mudando como outras empresas.

Como começo de história, mesmo com o Kojima saindo dela, e o projeto PT sendo cancelado. A Konami não está fazendo isso por falta de caixa ou limitações da empresa, ao contrário esse ano fiscal a empresa foi muito bem. Ela teve um lucro de ¥9,530 milhões, contra ¥3,834  milhões do ano anterior, um aumento de 248% aproximadamente. A Konami sem a sessão de jogos vai falir, não.

A Konami é uma empresa que tem vários setores de aplicação, e o de jogos é o maior, por isso ela é conhecida, só que para as pessoas que desconhecem todos os setores que ela trabalha vou falar alguns: Máquinas de Cassino, Máquinas de Pachinko, Saúde e investimentos em geral.
Isso junto com uma sério corte de custos (Kojima talvez?) fez com que ela mesmo reduzindo a receita, quase triplicasse o lucro dela, os setores de Pachinko e Saúde que ano passado deu um prejuízo, esse ano está quase ou deu lucro esse ano. Então talvez a empresa não precise de grandes títulos como Metal Gear e Silent Hill para obter lucros concretos.

Ao ler o documento notei que a Konami ainda gosta do mercado de jogos, mas ele vai mudar sua estratégia para ganhar eficiência, isso é um sério problema para muitas empresas japonesas, focando mais no mercado de jogos de celular, que é um mercado relativamente low-cost para desenvolvimento e manutenção, e gera uma boa renda sem problemas de brigas com fabricantes.

Para finalizar, a Konami está tomando decisões para melhorar a empresa, é bom para os jogadores? Não, mas quem sabe Kojima e/ou outros diretores de jogos não montem projetos indies, vários grandes nomes dos jogos fizeram isso como o Criador de Mega-man com Mighty Nº 9, o criado de castelvania Bloodstained: Ritual of the Night, Project Phoenix e vários outros, um novo projeto de Metal Gear talvez seja uma boa forma do Kojima renovar seu espirito? Vamos ver como as coisas andam.

Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published.