Campus Party 2012

Para primeira notícia do blog escolhi um review pessoal sobre a maior feira de tecnologia da America Latina, a “Campus Party Brasil 2012” realiza de 6 a 12 de fevereiro, em São Paulo. Foram sete dias de palestras, internet e muitos jogos.

Esse ano foi realizado no Anhembi e patrocinado pela telefônica/vivo. O que fez com que os participantes do evento tivessem uma conexão de 20gb/s para aproveitar sua estadia dentro do evento.

O evento tem o formato de camping, ou seja, as pessoas que vão para o evento acampam no local durante a duração do evento. O que facilita a participação de pessoas de outros estados e países, pois o evento disponibiliza para quem quiser uma tenda na área em uma área reservada para as pessoas poderem dormir, gerando uma grande economia com transporte e moradia durante o evento.

Nessa área a pessoa tem acesso a chuveiros e banheiro para realizar sua higiene básica. Infelizmente, não posso garantir que você possa considerar algumas áreas realmente higiênicas devido a elas serem de acesso de todos que estavam acampando no local. Mas não a todos que estavam no evento.

O evento principal dessa edição, no meu ponto de vista, foi a final do campeonato de Starcraft II da Intel Extreme Masters. Essa teve como campeão o coreano EmpireviOLet que deixou o favorito Gs.SuperNova em segundo lugar, em uma batalha que acabou em 3×1. Esse evento ocorreu na área de acesso livre ao publico sem credencial, então mesmo você não tendo comprado o ingresso você poderia ter ido assistir do campeonato da Intel Extreme Masters.

Agora falando um pouco mais sobre a estrutura do evento em si. O evento tinha um palco principal onde era possível ouvir as palestras internacionais, com tradução simultânea, através de fones distribuídos por uma empresa contratada pelo evento.

Além disso, havia entorno de 11 áreas ou palcos onde você podia ter acesso a uma série de palestras e workshops sobre diversas áreas do conhecimento tecnológico e social. O resto do espaço era ocupado por mesas e sofás para as pessoas acessarem a grande rede do evento.

Entretanto, como todo grande evento, ocorreram alguns problemas ao decorrer do evento. Além dos casos de furto que ocorreram dentro de áreas teoricamente seguras. Houve também a questão da ausência de acesso ao Wireless do evento, pois algum participante invadiu e derrubou o wireless deixando as pessoas do evento sem acesso ao mesmo.

Isso encerra meu review sobre o evento, pois seria impossível eu fazer algo muito maior que isso. São tantos eventos ocorrendo simultaneamente que se torna inviável para eu falar sobre as palestras e workshops. Isso porque, enquanto se está correndo para pegar sua camisa da nVidia ou do Firefox, ao mesmo tempo, tem uma famosa da TV dando um beijo em um “nerd” random. Por isso, seria muita pretensão minha acreditar que poderia descrever um evento com mais de sete mil pessoas interagindo umas com as outras de forma aceitável.

Mas afirmar que cada centavo gasto lá se bem utilizado de forma a conhecer pessoas, assistir palestras e entender como a comunidade nerd/geek funciona hoje em dia, é um dinheiro bem gasto.

Dessa forma, posso afirmar que vale a pena ir nesse evento, e espero encontrar pessoas que leram esse post nos próximos anos.

Obs: Caso haja algum erro de gramática, me desculpem, não tive tempo de revisar adequadamente esse post.

Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published.